top of page

Como cura do meio ambiente interno, entendemos que todos os seres sencientes, em especial, nós seres humanos, necessitamos de nos harmonizar internamente.
 Se tivermos os cinco elementos internos equilibrados e harmonizados – fogo, terra, ar, água e espaço, teremos saúde física e emocional, e poderemos refletir um meio ambiente externo também harmônico. Por sua vez, com o meio ambiente externo equilibrado, sem a poluição das águas, do ar, do fogo, da terra e do espaço, isto refletirá sobre cada um de nós e teremos um maior equilíbrio interior.

​​A Energia Feminina e a regeneração do Meio Ambiente interno e externo segundo a Visão Tântrica Budista
 

​Como transformar nosso meio ambiente poluído em um mandala de cristal puro.

Acho que ninguém discordaria da ideia de que precisamos limpar e purificar nosso meio ambiente. Está claro que limpá-lo fisicamente com máquinas e produtos químicos não é suficiente. A pergunta importante que todos devemos nos fazer é: como então realizar essa limpeza?


As soluções mais óbvias são: reduzir a quantidade de poluição que jogamos no meio ambiente, criar tecnologias ecológicas etc. Essas soluções são de importância vital, mas minha sugestão é que precisamos também purificar nossa mente e energia interna. Isso é muito importante, pois nossas energias e elementos internos são um reflexo das energias e elementos do meio ambiente externo. Dessa forma, podemos transformar nosso mandala samsárico poluído em um meio ambiente de cristal puro, em um mandala puro.

 

T.Y.S. Lama Gangchen Rinpoche

​As Curadoras do Meio Ambiente Interno e Externo, as Grandes Mães dos Elementos: água, terra, vento, fogo e espaço.

Podemos facilmente concluir das explicações anteriores que é muito importante desenvolvermos a energia feminina de espaço-paz em nosso dia-a-dia. No nível grosseiro, podemos ver os elementos à nossa volta sob a forma de montanhas, mares, ar, espaço, fogo etc. Os cinco elementos permeiam todos os fenômenos, mas sua porcentagem relativa pode variar. Por exemplo, dizemos que uma montanha é feita de terra porque tem uma porcentagem muito alta desse elemento, mas ela também contém porcentagens menores de espaço, fogo, vento e água.

 

Segundo a medicina tibetana, o espaço é o elemento que possibilita aos outros quatro elementos, o vento, o fogo, a água e a terra, manifestarem-se, desenvolverem-se e movimentarem-se. Isso é válido para os níveis grosseiro, sutil e muito sutil. Os cinco elementos são personificados como Dakinis e Mães e, de certa forma, somos seus filhos, pois nossa vida é sustentada por eles.


Os métodos para se reconhecer e meditar em nossos ventos internos a fim de purificar nosso corpo, mente e meio ambiente são o assunto deste website baseado no Livro: "Fazendo as pazes com o meio  ambiente" ZHING KHAN DJONG SO" de  T.Y.S. Lama Gangchen Rinpoche.

 

 

Ensinamento e Prática NgalSo de Cura do Meio Ambiente  com Lama Michel Rinpoche

 

 

​​

                                                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazendo as pazes com a mãe espaço
Fazendo as pazes com a mãe terra
Fazendo as pazes com a mãe vento
Fazendo as pazes com a mãe água

Fazendo as pazes com a mãe fogo
Fazendo as pazes com os elementos externos
Fazendo as pazes com os elementos internos

Fazendo as pazes com os elementos secretos
Fazendo as pazes com a Amazônia
Fazendo as pazes com os Andes
Fazendo as pazes com o Himalaia
Fazendo as pazes com os animais
Fazendo as pazes com as florestas
Fazendo as pazes com nossa sociedade
Fazendo as pazes com nossa família
Fazendo as pazes com nosso grupo

 

O corpo em paz *A palavra em paz *A mente em paz *As emoções em paz*Dormir em paz*Sonhar em paz*Acordar em paz*Trabalhar em paz*Dirigir em paz*Comer em paz*    Conversar em paz*Estudar em paz*Olhar com paz*Tocar com paz*Escutar com paz*      Falar com paz                     Paz com tudo               Tudo com Paz   

    • c-facebook

    Facebook

    • google-plus-square
    • twitter-bird2-square
    • facebook-square
    • c-youtube

    YouTube

    ​Copyright 2012, No animals were harmed in the making

    bottom of page